sexta-feira, 13 de abril de 2012

PIBID - MATEMÁTICA



PIBID/Matemática do Pontal: ações na formação

 docente realizada na 

Escola Aureliano Joaquim da Silva (CAIC)



O projeto em desenvolvimento desde abr/10 na Escola Aureliano Joaquim da Silva, articulado junto à Secretaria Municipal de Educação, na cidade de Ituiutaba/MG, a construção de ambientes de ensino e aprendizagem que permitam reforçar e ampliar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula pelas escolas participantes.
O enfoque está sendo realizado com atividades de ensino e com metodologias inovadoras, desenvolvidas no período regular e no contra turno das aulas das escolas, que orientem para a superação de problemas de rendimento escolar, identificados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e que estimulem o gosto dos alunos para a Matemática.
A proposta está sendo desenvolvida com a participação dos bolsistas do PIBID, da direção, da equipe pedagógica e do professor supervisor Samir Borges Viana, supervisor do PIBID nesta escola envolvida no projeto, sendo privilegiadas as atividades que contextualizem os conteúdos abordados ou que tenham características interdisciplinares. As atividades desenvolvidas pelos bolsistas visam fomentar sua iniciação à docência em Matemática ao promover experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador que se orientem para superação de problemas identificados no processo ensino e aprendizagem, privilegiando o espaço da escola pública. As ações propostas para o desenvolvimento do projeto são sugestões prévias de atividades que, são realizadas nas escolas. Todavia, cabe ressaltar, que a especificidade da Escola Aureliano Joaquim da Silva e o diálogo do coordenador do subprojeto, professor Dr. Vlademir Marim, professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lotado na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), desde maio/2009, 10 alunos bolsistas e o professor supervisor são respeitados, considerando a autonomia e valorização do trabalho docente e dos espaços educativos.
Dentre os focos principais do projeto e subprojeto, está a melhoria na perspectiva formativa dos licenciandos que assumem a docência na área da Matemática. Por tal motivo, todas as ações que são sugeridas para serem pensadas conjuntamente, entre supervisores, orientadores e bolsistas, para que estes últimos possam ter elementos formativos mais concretos e fundamentados no cotidiano escolar, onde, se espera dos futuros professores uma atuação fundamentada em aspectos didático-pedagógicos mais bem consolidados. Também são sugeridas e colocadas em práticas ações, desenvolvidas ao longo do desenvolvimento do projeto, para que haja sustentabilidade e possam criar uma cultura de diálogo, trocas de experiências e trabalhos conjuntos.
Diante de todas as perplexidades e das incertezas, espera-se que as propostas de políticas públicas educacionais, neste caso o PIBID, minorem os problemas que inserem a nossa escola e viabilizem alternativas às questões discutidas em relação à formação do professor, sem abandonar as exigências de uma educação com qualidade para atender a uma população multicultural. Sabemos que essa tarefa não é fácil, precisamos somar esforços para que tenhamos uma política que promova a valorização do docente, para a construção de uma escola comprometida com uma educação de qualidade.

Prof. Dr. Vlademir Marim – marim@pontal.ufu.br
Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FACIP)