PIBID/Matemática do Pontal: ações na formação
docente realizada na
Escola Aureliano Joaquim da Silva (CAIC)
O projeto em desenvolvimento desde
abr/10 na Escola Aureliano Joaquim da Silva, articulado junto à Secretaria
Municipal de Educação, na cidade de Ituiutaba/MG, a construção de ambientes de
ensino e aprendizagem que permitam reforçar e ampliar os conteúdos
desenvolvidos em sala de aula pelas escolas participantes.
O enfoque está sendo
realizado com atividades de ensino e com metodologias inovadoras, desenvolvidas
no período regular e no contra turno das aulas das escolas, que orientem para a
superação de problemas de rendimento escolar, identificados no processo de
ensino e aprendizagem dos alunos e que estimulem o gosto dos alunos para a
Matemática.
A proposta está sendo
desenvolvida com a participação dos bolsistas do PIBID, da direção, da equipe
pedagógica e do professor supervisor Samir Borges Viana, supervisor do PIBID
nesta escola envolvida no projeto, sendo privilegiadas as atividades que
contextualizem os conteúdos abordados ou que tenham características
interdisciplinares. As atividades desenvolvidas pelos bolsistas visam fomentar
sua iniciação à docência em Matemática ao promover experiências metodológicas e
práticas docentes de caráter inovador que se orientem para superação de
problemas identificados no processo ensino e aprendizagem, privilegiando o
espaço da escola pública. As ações propostas para o desenvolvimento do projeto
são sugestões prévias de atividades que, são realizadas nas escolas. Todavia,
cabe ressaltar, que a especificidade da Escola Aureliano Joaquim da Silva e o
diálogo do coordenador do subprojeto, professor Dr. Vlademir Marim, professor
adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lotado na Faculdade de
Ciências Integradas do Pontal (FACIP), desde maio/2009, 10 alunos bolsistas e o
professor supervisor são respeitados, considerando a autonomia e valorização do
trabalho docente e dos espaços educativos.
Dentre os focos principais
do projeto e subprojeto, está a melhoria na perspectiva formativa dos licenciandos
que assumem a docência na área da Matemática. Por tal motivo, todas as ações
que são sugeridas para serem pensadas conjuntamente, entre supervisores,
orientadores e bolsistas, para que estes últimos possam ter elementos
formativos mais concretos e fundamentados no cotidiano escolar, onde, se espera
dos futuros professores uma atuação fundamentada em aspectos
didático-pedagógicos mais bem consolidados. Também são sugeridas e colocadas em
práticas ações, desenvolvidas ao longo do desenvolvimento do projeto, para que
haja sustentabilidade e possam criar uma cultura de diálogo, trocas de
experiências e trabalhos conjuntos.
Diante de todas as
perplexidades e das incertezas, espera-se que as propostas de políticas
públicas educacionais, neste caso o PIBID, minorem os problemas que inserem a
nossa escola e viabilizem alternativas às questões discutidas em relação à
formação do professor, sem abandonar as exigências de uma educação com
qualidade para atender a uma população multicultural. Sabemos que essa tarefa
não é fácil, precisamos somar esforços para que tenhamos uma política que
promova a valorização do docente, para a construção de uma escola comprometida
com uma educação de qualidade.
Prof.
Dr. Vlademir Marim – marim@pontal.ufu.br
Universidade
Federal de Uberlândia (UFU/FACIP)