HISTÓRICO
DA ESCOLA
A Escola Municipal
“Aureliano Joaquim da Silva” – CAIC foi criada através do Decreto Lei Municipal
3.181 de 09/01/1996, tendo sido o seu funcionamento autorizado através da
portaria SEE nº 1057/96, MG: 26/10/96.
Esta Escola está sediada
no CAIC – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, no Bairro Novo
Tempo II, na Rua Áurea Muniz de Oliveira, 175, para atender ao subprograma da
Educação Escolar e da Educação Infantil.
Com isto, busca oferecer
condições para que o processo de atendimento às crianças e adolescentes e de
integração dos vários serviços públicos indispensáveis ao pleno desenvolvimento
da infância e da adolescência ocorra, com o envolvimento da família e da
comunidade, na responsabilidade conjunta do Estado, da Sociedade e da Família. Sendo assim, a Escola
Municipal “Aureliano Joaquim da Silva” – CAIC é um subprograma da Unidade de
Serviço (U. S.).
A diretora da Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva - CAIC é a professora Dianir Caldeira de Andrade Silva.
ENSINO
FUNDAMENTAL
O Ensino Fundamental, com
duração mínima de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por
objetivo geral a formação básica do cidadão, mediante:
I – O desenvolvimento da
cognição, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do
cálculo;
II – A compreensão do
ambiente natural e sociocultural dos espaços e das relações socioeconômicas e
políticas, da tecnologia e seus usos, das artes e dos princípios em que se
fundamentam as sociedades.
III – O desenvolvimento
da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e
habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – O fortalecimento dos
vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância
recíproca em que assenta a vida social;
V- A valorização da
cultura local/ regional e suas múltiplas relações com os contextos
nacional/global.
VI- o respeito à
diversidade étnica, de gênero e de orientação sexual, de credo, de ideologia e
de condição socioeconômica.
A Escola Municipal
“Aureliano Joaquim da Silva” – CAIC, tendo em vista os fins da educação
nacional e os objetivos gerais de ensino, estabelece como missão a formação
integral e a prática de valores morais, a fim de preparar o aluno cidadão para
uma vida feliz e participativa. São objetivos específicos:
I – Ministrar o Ensino
Fundamental do primeiro ao quinto nas séries iniciais e do sexto ao nono ano
das séries finais de escolaridade;
II – Compreender a
cidadania como participação social e política com direitos e deveres políticos,
civis e sociais, com atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às
injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
III – Posicionar-se de
maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais,
usando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
IV – Integrar o educando
ao meio, a fim de atender às peculiaridades regionais e o patrimônio sócio-cultural
brasileiro e os aspectos sócio-culturais de outros povos, diferenças de classe
social, de crenças, de sexo, de etnia e de características individuais e
sociais.
V – Favorecer atividades
destinadas a afeiçoar o aluno ao trabalho;
VI – Estimular o desenvolvimento
dos conhecimentos técnicos relativos à educação da infância e da iniciação
profissional.
EDUCAÇÃO
INFANTIL
A Educação Infantil,
primeira etapa da educação básica, tem como objetivo geral desenvolver
integralmente a criança até cinco anos de idade, em seus aspectos: físico,
psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da
comunidade.
A Educação Infantil será
oferecida em:
I – Creches, ou entidades
equivalentes, para criança até três anos de idade;
II – Educação Pré
escolar, para criança de quatro e cinco anos de idade.
São objetivos específicos
da Educação Infantil:
I – Favorecer a aquisição
de experiências amplas e diversificadas que permitam ao educando o
desenvolvimento integral e harmonioso das suas características;
II – Proporcionar a
aquisição de hábitos e atitudes de vida social.
III – Oferecer atividades
de acordo com os métodos de alfabetização que atendam à sua potencialidade e
motivação.
IV – Capacitar o
educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos
atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca.
V – Proporcionar à
criança uma formação adequada à sua capacidade, compatível com sua estrutura familiar.
VI – Desenvolver
atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam as
características bio-psico-sociais do educando.
VII – Desenvolver
atividades lúdicas e prazerosas que propiciem às crianças o fazer criativo um
ambiente estimulador para que os mesmos se sintam integrados e felizes.
A professora Tânia Regina Carvalho
Martins é a coordenadora da Educação Infantil do CAIC.
O PERÍODO INTEGRAL
É muito bom fazer parte
de um grupo forte e promissor como é o do CAIC, que há quinze anos vem educando
para a formação de valores e sempre acreditando na formação integral de seus
alunos.
O Período Integral passou
a fazer parte desta história em 2001. De lá para cá atendemos muitas crianças
de forma direta e as suas famílias de forma indireta. Tudo começou com a
necessidade de atender as crianças do bairro que ficavam sozinhas, em casa,
enquanto seus pais saiam para suas jornadas de trabalho. Essas crianças muitas
vezes vinham para o CAIC a procura de algo para fazer. Nossa querida diretora
da época, Hilda Muller, viu a necessidade de atender a estas crianças em tempo
integral e o CAIC acreditou neste sonho, que se tornou realidade.
Muitas pessoas já
contribuíram com seu trabalho. Vale destacar uma das primeiras professoras que
atuaram no Período Íris Aparecida de Diniz, a ela prestamos agradecimentos pelo
amor e carinho que desempenhou suas atividades e, através dela, homenageamos as
demais professoras, que com muito amor e compromisso atuaram aqui como
educadoras.
O Período Integral já foi
coordenado por algumas pessoas que continuam sendo importantes para nós. São
elas: Débora Azevedo, Neusa Duran, André Luiz de Oliveira Soares e Jane Faria.
Atualmente é coordenado por Lílian Maria de Morais
Teodoro, que busca aliar as atividades pedagógicas ao compromisso com a
formação de valores inerentes ao ser humano.
Hoje contamos com uma
excelente estrutura física para atender aos alunos: quatro salas de aula, dois
banheiros individuais, pátio interno, pátio externo, 14 banheiros para banho,
sala de recepção, e depósito.
As atividades são
planejadas para atender as necessidades educacionais e emocionais das crianças.
Na área pedagógica trabalham as professoras Arlete Francisca da Costa, Eleusa
Marcelina da Silva, Keila Alfaiate e Cida Figueira. Elas acompanham o
desenvolvimento pedagógico das crianças realizam atividades de letramento,
raciocínio lógico matemático e literatura de forma interdisciplinar com as
demais áreas do conhecimento.
Os alunos contam com
aulas de bordado, dança, música, artes, informática e laboratório que são
oferecidas pelo Núcleo do Trabalho, Núcleo da Cultura, Suporte Tecnológico e
Projeto Mais Educação. As crianças são acompanhadas também pela inspetora de
alunos, Edna Gomes de Andrade, que com muito zelo acompanha as crianças em suas
atividades diárias.
O CAIC TEM MAIS EDUCAÇÃO
Atualmente,
o Programa Mais Educação representa o principal programa do governo federal
para implementação da Educação Integral em Tempo Integral na escola básica brasileira,
entretanto, ressaltamos, que nas esferas estadual e municipal, vem sendo
criados projetos/ programas que visam à ampliação do tempo de permanência de
crianças e adolescentes, amparados pelo disposto na Lei 9.394/96. O
programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como
base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a
infância(UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005.
O
governo federal, através do “Mais Educação”, vem investindo na ampliação da
jornada escolar, através de atividades previstas nos sete macro campos do
programa:
Acompanhamento
pedagógico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos em Educação,
Cultura e Artes, Inclusão Digital, Prevenção e Promoção da Saúde, Educomunicação,
Educação Científica, Educação Econômica e Cidadania como um dos mecanismos de
melhoria de qualidade da Educação Básica. Tal melhoria deve ser entendida aqui
e vinculada ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na medida
em que o programa visa atender, prioritariamente as escolas que possuem baixo
IDEB buscando uma melhoria em seus índices. O CAIC foi inserido no “Mais
Educação” em agosto de 2009. As turmas foram formadas por um mínimo de 20
(vinte) alunos e um máximo de 30 (trinta) em horário extra turno.
Com
relação aos sujeitos (co) responsáveis pelo desenvolvimento das atividades de
Edu- cação Integral do Programa “Mais Educação” abriu-se espaço para o trabalho
dos profissionais da educação, dos educadores populares e dos estudantes universitários
(monitores), observando o disposto na Lei 9.608/1998, que dispõe sobre o
serviço voluntário.
As
atividades de monitoria são desempenhadas por estudantes universitários dos
cursos de Pedagogia, Matemática e Biologia. Para o desenvolvimento dessas
atividades foi estabelecida uma parceria universidade/escola. As atividades são
desenvolvidas dentro do espaço escolar, de acordo com a atividade e o espaço
disponível na escola.
A
ampliação da jornada escolar é uma temática que está e ainda estará bastante em
nossas discussões sobre a educação brasileira devido a sua importância na
formação do educando e principalmente, a sua forte presença no cenário da
educação, para que possamos a partir de estudos mais aprofundados, perceber,
entender e analisar como se tem dado as experiências de ampliação da jornada e
quais podem ser suas possíveis implicações e impactos no sistema educacional.
Dentro
do Mais Educação, a escola passa a ser vista como um laboratório de
experiências culturais, sociais e históricas em que a realidade e o
conhecimento adquirem novas formas.