A ESCOLA

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Municipal “Aureliano Joaquim da Silva” – CAIC foi criada através do Decreto Lei Municipal 3.181 de 09/01/1996, tendo sido o seu funcionamento autorizado através da portaria SEE nº 1057/96, MG: 26/10/96.
Esta Escola está sediada no CAIC – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, no Bairro Novo Tempo II, na Rua Áurea Muniz de Oliveira, 175, para atender ao subprograma da Educação Escolar e da Educação Infantil.
Com isto, busca oferecer condições para que o processo de atendimento às crianças e adolescentes e de integração dos vários serviços públicos indispensáveis ao pleno desenvolvimento da infância e da adolescência ocorra, com o envolvimento da família e da comunidade, na responsabilidade conjunta do Estado, da Sociedade e da Família. Sendo assim, a Escola Municipal “Aureliano Joaquim da Silva” – CAIC é um subprograma da Unidade de Serviço (U. S.).
A diretora da Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva - CAIC é a professora Dianir Caldeira de Andrade Silva.


ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental, com duração mínima de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo geral a formação básica do cidadão, mediante:
I – O desenvolvimento da cognição, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – A compreensão do ambiente natural e sociocultural dos espaços e das relações socioeconômicas e políticas, da tecnologia e seus usos, das artes e dos princípios em que se fundamentam as sociedades.
III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que assenta a vida social;
V- A valorização da cultura local/ regional e suas múltiplas relações com os contextos nacional/global.
VI- o respeito à diversidade étnica, de gênero e de orientação sexual, de credo, de ideologia e de condição socioeconômica.
A Escola Municipal “Aureliano Joaquim da Silva” – CAIC, tendo em vista os fins da educação nacional e os objetivos gerais de ensino, estabelece como missão a formação integral e a prática de valores morais, a fim de preparar o aluno cidadão para uma vida feliz e participativa. São objetivos específicos:
I – Ministrar o Ensino Fundamental do primeiro ao quinto nas séries iniciais e do sexto ao nono ano das séries finais de escolaridade;
II – Compreender a cidadania como participação social e política com direitos e deveres políticos, civis e sociais, com atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
III – Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, usando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
IV – Integrar o educando ao meio, a fim de atender às peculiaridades regionais e o patrimônio sócio-cultural brasileiro e os aspectos sócio-culturais de outros povos, diferenças de classe social, de crenças, de sexo, de etnia e de características individuais e sociais.
V – Favorecer atividades destinadas a afeiçoar o aluno ao trabalho;
VI – Estimular o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos relativos à educação da infância e da iniciação profissional.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como objetivo geral desenvolver integralmente a criança até cinco anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.
A Educação Infantil será oferecida em:
I – Creches, ou entidades equivalentes, para criança até três anos de idade;
II – Educação Pré escolar, para criança de quatro e cinco anos de idade.
São objetivos específicos da Educação Infantil:
I – Favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas que permitam ao educando o desenvolvimento integral e harmonioso das suas características;
II – Proporcionar a aquisição de hábitos e atitudes de vida social.
III – Oferecer atividades de acordo com os métodos de alfabetização que atendam à sua potencialidade e motivação.
IV – Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca.
V – Proporcionar à criança uma formação adequada à sua capacidade, compatível com sua estrutura familiar.
VI – Desenvolver atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam as características bio-psico-sociais do educando.
VII – Desenvolver atividades lúdicas e prazerosas que propiciem às crianças o fazer criativo um ambiente estimulador para que os mesmos se sintam integrados e felizes.
         A professora Tânia Regina Carvalho Martins é a coordenadora da Educação Infantil do CAIC.

O PERÍODO INTEGRAL



É muito bom fazer parte de um grupo forte e promissor como é o do CAIC, que há quinze anos vem educando para a formação de valores e sempre acreditando na formação integral de seus alunos.
O Período Integral passou a fazer parte desta história em 2001. De lá para cá atendemos muitas crianças de forma direta e as suas famílias de forma indireta. Tudo começou com a necessidade de atender as crianças do bairro que ficavam sozinhas, em casa, enquanto seus pais saiam para suas jornadas de trabalho. Essas crianças muitas vezes vinham para o CAIC a procura de algo para fazer. Nossa querida diretora da época, Hilda Muller, viu a necessidade de atender a estas crianças em tempo integral e o CAIC acreditou neste sonho, que se tornou realidade.
Muitas pessoas já contribuíram com seu trabalho. Vale destacar uma das primeiras professoras que atuaram no Período Íris Aparecida de Diniz, a ela prestamos agradecimentos pelo amor e carinho que desempenhou suas atividades e, através dela, homenageamos as demais professoras, que com muito amor e compromisso atuaram aqui como educadoras.
O Período Integral já foi coordenado por algumas pessoas que continuam sendo importantes para nós. São elas: Débora Azevedo, Neusa Duran, André Luiz de Oliveira Soares e Jane Faria. Atualmente é coordenado por Lílian Maria de Morais Teodoro, que busca aliar as atividades pedagógicas ao compromisso com a formação de valores inerentes ao ser humano.
Hoje contamos com uma excelente estrutura física para atender aos alunos: quatro salas de aula, dois banheiros individuais, pátio interno, pátio externo, 14 banheiros para banho, sala de recepção, e depósito.
As atividades são planejadas para atender as necessidades educacionais e emocionais das crianças. Na área pedagógica trabalham as professoras Arlete Francisca da Costa, Eleusa Marcelina da Silva, Keila Alfaiate e Cida Figueira. Elas acompanham o desenvolvimento pedagógico das crianças realizam atividades de letramento, raciocínio lógico matemático e literatura de forma interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento.
Os alunos contam com aulas de bordado, dança, música, artes, informática e laboratório que são oferecidas pelo Núcleo do Trabalho, Núcleo da Cultura, Suporte Tecnológico e Projeto Mais Educação. As crianças são acompanhadas também pela inspetora de alunos, Edna Gomes de Andrade, que com muito zelo acompanha as crianças em suas atividades diárias.


O CAIC TEM MAIS EDUCAÇÃO

Atualmente, o Programa Mais Educação representa o principal programa do governo federal para implementação da Educação Integral em Tempo Integral na escola básica brasileira, entretanto, ressaltamos, que nas esferas estadual e municipal, vem sendo criados projetos/ programas que visam à ampliação do tempo de permanência de crianças e adolescentes, amparados pelo disposto na Lei 9.394/96.  O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a infância(UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005.
O governo federal, através do “Mais Educação”, vem investindo na ampliação da jornada escolar, através de atividades previstas nos sete macro campos do programa:
Acompanhamento pedagógico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos em Educação, Cultura e Artes, Inclusão Digital, Prevenção e Promoção da Saúde, Educomunicação, Educação Científica, Educação Econômica e Cidadania como um dos mecanismos de melhoria de qualidade da Educação Básica. Tal melhoria deve ser entendida aqui e vinculada ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na medida em que o programa visa atender, prioritariamente as escolas que possuem baixo IDEB buscando uma melhoria em seus índices. O CAIC foi inserido no “Mais Educação” em agosto de 2009. As turmas foram formadas por um mínimo de 20 (vinte) alunos e um máximo de 30 (trinta) em horário extra turno.
Com relação aos sujeitos (co) responsáveis pelo desenvolvimento das atividades de Edu- cação Integral do Programa “Mais Educação” abriu-se espaço para o trabalho dos profissionais da educação, dos educadores populares e dos estudantes universitários (monitores), observando o disposto na Lei 9.608/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário.
As atividades de monitoria são desempenhadas por estudantes universitários dos cursos de Pedagogia, Matemática e Biologia. Para o desenvolvimento dessas atividades foi estabelecida uma parceria universidade/escola. As atividades são desenvolvidas dentro do espaço escolar, de acordo com a atividade e o espaço disponível na escola.
A ampliação da jornada escolar é uma temática que está e ainda estará bastante em nossas discussões sobre a educação brasileira devido a sua importância na formação do educando e principalmente, a sua forte presença no cenário da educação, para que possamos a partir de estudos mais aprofundados, perceber, entender e analisar como se tem dado as experiências de ampliação da jornada e quais podem ser suas possíveis implicações e impactos no sistema educacional.
Dentro do Mais Educação, a escola passa a ser vista como um laboratório de experiências culturais, sociais e históricas em que a realidade e o conhecimento adquirem novas formas.