CONTATO
CAIC “AURELIANO
JOAQUIM DA SILVA”
Centro de Atenção
Integral à Criança e ao Adolescente
Rua Áurea Muniz de
Oliveira, 175
B. Novo Tempo II
CEP: 38.305-226
Ituiutaba –
MG F: (34) 3268-1049 /FAX: (34) 3269-6532
e-mail: caicituiutaba@hotmail.com
HISTÓRICO DO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA
E AO ADOLESCENTE – CAIC
Ante os graves problemas sociais
referentes à criança e à adolescência no Brasil e atendendo a compromissos
constitucionais foi institucionalizado em 1993 o Programa Nacional de Atenção
Integral à Criança e ao Adolescente – PRONAICA que tem como referência básica o
disposto no artigo 227 da Constituição Federal, explicitado em cinco palavras
chaves: sobrevivência, desenvolvimento, educação, proteção e participação.
Assim sendo, o PRONAICA é entendido
como um conjunto de ações básicas de caráter sócio-educativo, orientadas pela
concepção da Atenção Integral, em ambientes previamente planejados, preparados
e organizados – as Unidades de Serviços/ U.S.
As Unidades de Serviços constituem
o lócus privilegiado para desenvolver o PRONAICA com diferentes
configurações para o seu atendimento.
Surge assim, o CAIC construído
preferencialmente em comunidades onde não existem serviços sociais apropriados
e caracteriza-se pela construção completa da Unidade de Serviço em espaço
contínuo.
Na gestão do então Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco e do
Ministro da Educação e do Desporto Maurílio de Avelar Hingel, a pedido do
Deputado Federal Romel Anízio Jorge e com o apoio do Prefeito João Batista
Arantes, Ituiutaba integra-se ao Programa do PRONAICA – Programa Nacional de
Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.
O Bairro Novo Tempo II, bairro
periférico, sem assistência social foi o local escolhido para atender a
pedagogia do PRONAICA em Ituiutaba.
Surge o CAIC “AURELIANO JOAQUIM DA SILVA” com o início da terraplanagem
em 1994 e prosseguindo sua construção até janeiro de 1996 com a inauguração
prevista para 1º de maio.
O CAIC iniciou suas atividades em
fevereiro de 1996 com 6 turmas de 4, 5 e 6 anos e 12 turmas de Ensino
Fundamental, na Escola Estadual Maria de Barros, no período vespertino, até à
data de sua inauguração.
EQUIPE GESTORA - 2017
Leila Aparecida Pereira Rosa Oliveira
Diretora Geral do CAIC
Dinair Caldeira de Andrade Silva
Diretora da Escola do CAIC
Divina Oliveira Nunes
Vice diretora - Vespertino
Maria Angélica Silveira Freitas
Vice diretora - Matutino
André Luiz Soares
Coordenador da Alimentação e Manutenção
Anny Carolina de Oliveira
Responsável pela Biblioteca
Beatriz Oliveira Menezes
Especialista em
Educação – Matutino - Ensino Fundamental
Dalila Lúcia Alves
Secretária do CAIC
Dalila Lúcia Alves
Secretária do CAIC
Débora Azevedo de Oliveira
Responsável pelo Núcleo da Cultura
Divina Dias Ferreira
Especialista em
Educação – Matutino - Educação Infantil
Dulce Helena Freitas Mamede
Responsável pelo Núcleo Educação para o Trabalho
Fernando Donizete Rosa Gonçalves
Responsável pelo Esporte do CAIC
Fernando Donizete Rosa Gonçalves
Responsável pelo Esporte do CAIC
Lílian Maria de Morais Teodoro
Responsável pelo Período Integral
Priscila Albino Mendes
Responsável pelo Suporte Tecnológico
Rosângela da Silva Rodrigues Ferreira
Especialista em
Educação – Vespertino - Ensino Fundamental
Tânia Regina de Carvalho Martins
Responsável pela Educação Infantil
HINO AO CAIC
Música: José Augusto
Letra: Dalva Lúcia Costa
Bruna Caroline De Andrade
Letra:
CAIC,
nos faz crescer e aprender
CAIC,
saúde, alimentação e lazer
CAIC,
muita garra e fé,
Estudar
aqui, todo mundo quer.
Aqui tem
dança, artes plásticas, teatro e caratê.
Marcenaria,
bordado, pintura e crochê.
CAIC é um
sonho intenso,
Com amor e
esperança você cresce,
Em teu
formoso núcleo forte e lindo
O nosso
futuro resplandece.
CAIC,
nos faz crescer e aprender
CAIC,
saúde, alimentação e lazer
CAIC,
muita garra e fé,
Estudar
aqui, todo mundo quer.
CAIC sua
missão diz tudo
O aluno tem
vida feliz e participativa
CAIC nos
faz sonhar e acreditar
Que um
futuro feliz vamos conquistar.
Te
agradecemos de coração
Tudo que
aqui, praticamos para uma boa formação.
Agradecemos
aos nossos professores
Incansáveis
na prática de valores.
CAIC,
nos faz crescer e aprender
CAIC,
saúde, alimentação e lazer
CAIC,
muita garra e fé,
Estudar
aqui, todo mundo quer.
O hino ao CAIC foi criado
a partir de um concurso aberto a todos os funcionários, alunos e
comunidade. As vencedoras do concurso foram: Bruna Caroline de Andrade,
aluna da 2ª série e sua mãe, Dalva Lúcia Costa.
BANDEIRA DO CAIC
A Bandeira do CAIC de Ituiutaba foi criada a partir
de um concurso realizado no dia 19 de novembro de 1996. Participaram do
concurso: funcionários, pais e alunos. A vencedora do concurso, Sirlei Alves de
Barcelos Borges, era professora de Artes Plásticas.
ANÁLISE
DESCRITIVA DA BANDEIRA DO CAIC – ITUIUTABA
Círculo branco ao centro com a criança simboliza a Educação Integral que
o CAIC oferece.
As setas amarelas partem desse círculo
significando a projeção desta cidadania para a comunidade. O
triângulo nas cores vermelho, verde e azul representam a inserção do CAIC
de Ituiutaba na Federação. As cores representam:
·
verde: destaque à natureza,
·
vermelho: luta de todos os envolvidos nos projetos do CAIC
·
azul: a harmonia e globalização do CAIC.
A
base da bandeira é um retângulo branco que significa a paz que todos buscamos.
Autora: Sirley Alves
Barcelos Borges
Disposição das cores no
triângulo:
·
Setas: amarelas
·
Lado direito: vermelho
·
Lado
esquerdo: verde
·
Base: azul Royal
SUBPROGRAMAS
Atendendo
a filosofia do extinto PRONAICA o CAIC desenvolve um elenco de subprogramas na
Unidade de Serviço. Considera-se tal conjunto necessário para a concepção dos
objetivos para o desenvolvimento da Atenção Integral. Haverá para cada
subprograma, um Diretor ou um Coordenador de Área que cuidará para o bom
desenvolvimento do núcleo sob sua responsabilidade.
Cada
Unidade de Serviço operacionaliza oito subprogramas de caráter finalístico,
voltados à educação integral da criança e do adolescente em suas diferentes
fases, bem como às situações peculiares da família e ao contexto
sócio-cultural:
·
Proteção
Especial à criança e à Família
·
Promoção
da Saúde da Criança e do Adolescente
·
Esportes
·
Cultura
·
Educação
para o Trabalho
·
Alimentação
·
Educação
Infantil (creche e pré-escola)
·
Educação
Escolar.
Destacam-se ainda, três
linhas instrumentais que subsidiam os demais integrando o processo e resultado,
quer fortalecendo as propostas através de novas tecnologias para a execução dos
subprogramas acima. São eles:
·
Gestão
·
Suporte Tecnológico
·
Mobilização.