O CAIC

CONTATO

CAIC “AURELIANO JOAQUIM DA SILVA”
Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente
Rua Áurea Muniz de Oliveira, 175  
B. Novo Tempo II CEP: 38.305-226
Ituiutaba – MG  F: (34) 3268-1049 /FAX: (34) 3269-6532
e-mail: caicituiutaba@hotmail.com

HISTÓRICO DO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA
 E AO ADOLESCENTE – CAIC


          Ante os graves problemas sociais referentes à criança e à adolescência no Brasil e atendendo a compromissos constitucionais foi institucionalizado em 1993 o Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – PRONAICA que tem como referência básica o disposto no artigo 227 da Constituição Federal, explicitado em cinco palavras chaves: sobrevivência, desenvolvimento, educação, proteção e participação.

          Assim sendo, o PRONAICA é entendido como um conjunto de ações básicas de caráter sócio-educativo, orientadas pela concepção da Atenção Integral, em ambientes previamente planejados, preparados e organizados – as Unidades de Serviços/ U.S.

          As Unidades de Serviços constituem o lócus privilegiado para desenvolver o PRONAICA com diferentes configurações para o seu atendimento.

          Surge assim, o CAIC construído preferencialmente em comunidades onde não existem serviços sociais apropriados e caracteriza-se pela construção completa da Unidade de Serviço em espaço contínuo.

Na gestão do então Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco e do Ministro da Educação e do Desporto Maurílio de Avelar Hingel, a pedido do Deputado Federal Romel Anízio Jorge e com o apoio do Prefeito João Batista Arantes, Ituiutaba integra-se ao Programa do PRONAICA – Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.

          O Bairro Novo Tempo II, bairro periférico, sem assistência social foi o local escolhido para atender a pedagogia do PRONAICA em Ituiutaba.

Surge o CAIC “AURELIANO JOAQUIM DA SILVA” com o início da terraplanagem em 1994 e prosseguindo sua construção até janeiro de 1996 com a inauguração prevista para 1º de maio.

          O CAIC iniciou suas atividades em fevereiro de 1996 com 6 turmas de 4, 5 e 6 anos e 12 turmas de Ensino Fundamental, na Escola Estadual Maria de Barros, no período vespertino, até à data de sua inauguração.


EQUIPE GESTORA  - 2017


Leila Aparecida Pereira Rosa Oliveira
Diretora Geral do CAIC

Dinair Caldeira de Andrade Silva
Diretora da Escola do CAIC

Divina Oliveira Nunes
Vice diretora - Vespertino

Maria Angélica Silveira Freitas
Vice diretora - Matutino

André Luiz Soares
Coordenador da Alimentação e Manutenção

Anny Carolina de Oliveira
Responsável pela Biblioteca

Beatriz Oliveira Menezes
Especialista em Educação – Matutino - Ensino Fundamental

Dalila Lúcia Alves
Secretária do CAIC

Débora Azevedo de Oliveira
Responsável pelo Núcleo da Cultura

Divina Dias Ferreira
Especialista em Educação – Matutino - Educação Infantil


Dulce Helena Freitas Mamede
Responsável pelo Núcleo Educação para o Trabalho

Fernando Donizete Rosa Gonçalves
Responsável pelo Esporte do CAIC


Lílian Maria de Morais Teodoro
Responsável pelo Período Integral

Priscila Albino Mendes
Responsável pelo Suporte Tecnológico

Rosângela da Silva Rodrigues Ferreira
Especialista em Educação – Vespertino - Ensino Fundamental

Tânia Regina de Carvalho Martins
Responsável pela Educação Infantil


HINO AO CAIC

Música: José Augusto

Letra: Dalva Lúcia Costa

Bruna Caroline De Andrade


Letra: 


CAIC, nos faz crescer e aprender
CAIC, saúde, alimentação e lazer  
CAIC, muita garra e fé,
Estudar aqui, todo mundo quer.

Aqui tem dança, artes plásticas, teatro e caratê.
Marcenaria, bordado, pintura e crochê.
CAIC é um sonho intenso,
Com amor e esperança você cresce,
Em teu formoso núcleo forte e lindo
O nosso futuro resplandece.

CAIC, nos faz crescer e aprender
CAIC, saúde, alimentação e lazer
CAIC, muita garra e fé,
Estudar aqui, todo mundo quer.

CAIC sua missão diz tudo
O aluno tem vida feliz e participativa
CAIC nos faz sonhar e acreditar
Que um futuro feliz vamos conquistar.
Te agradecemos de coração
Tudo que aqui, praticamos para uma boa formação.
Agradecemos aos nossos professores
Incansáveis na prática de valores.

CAIC, nos faz crescer e aprender
CAIC, saúde, alimentação e lazer
CAIC, muita garra e fé,
Estudar aqui, todo mundo quer.

O hino ao CAIC foi criado a partir de um concurso aberto a todos os funcionários, alunos e comunidade. As vencedoras do concurso foram: Bruna Caroline de Andrade, aluna da 2ª série e sua mãe, Dalva Lúcia Costa.



BANDEIRA DO CAIC

     A Bandeira do CAIC de Ituiutaba foi criada a partir de um concurso realizado no dia 19 de novembro de 1996. Participaram do concurso: funcionários, pais e alunos. A vencedora do concurso, Sirlei Alves de Barcelos Borges, era professora de Artes Plásticas.


ANÁLISE DESCRITIVA DA BANDEIRA DO CAIC – ITUIUTABA

     Círculo branco ao centro com a criança simboliza a Educação Integral que o CAIC oferece.     
            As setas amarelas partem desse círculo significando a projeção desta cidadania para a comunidade.    O triângulo  nas cores vermelho, verde e azul representam a inserção do CAIC de Ituiutaba na Federação. As cores representam:

·        verde: destaque à natureza,
·        vermelho: luta de todos os envolvidos nos projetos do CAIC
·        azul: a harmonia e globalização do CAIC.

          A base da bandeira é um retângulo branco que significa a paz que todos buscamos.

Autora: Sirley Alves Barcelos Borges
Disposição das cores no triângulo:

·        Setas: amarelas
·        Lado direito: vermelho
·        Lado esquerdo: verde
·        Base: azul Royal







SUBPROGRAMAS

Atendendo a filosofia do extinto PRONAICA o CAIC desenvolve um elenco de subprogramas na Unidade de Serviço. Considera-se tal conjunto necessário para a concepção dos objetivos para o desenvolvimento da Atenção Integral. Haverá para cada subprograma, um Diretor ou um Coordenador de Área que cuidará para o bom desenvolvimento do núcleo sob sua responsabilidade.   
Cada Unidade de Serviço operacionaliza oito subprogramas de caráter finalístico, voltados à educação integral da criança e do adolescente em suas diferentes fases, bem como às situações peculiares da família e ao contexto sócio-cultural:       
·        Proteção Especial à criança e à Família
·        Promoção da Saúde da Criança e do Adolescente
·        Esportes
·        Cultura
·        Educação para o Trabalho
·        Alimentação
·        Educação Infantil (creche e pré-escola)
·        Educação Escolar.

    Destacam-se ainda, três linhas instrumentais que subsidiam os demais integrando o processo e resultado, quer fortalecendo as propostas através de novas tecnologias para a execução dos subprogramas acima. São eles:

·        Gestão
·        Suporte Tecnológico
·        Mobilização.