quinta-feira, 12 de abril de 2012

Educação Inclusiva



O CAIC - Espaço de oportunidades para todos.


Desde a sua criação, o CAIC “Aureliano Joaquim da Silva” se apresentou como um espaço onde as diferenças se encontram e se respeitam. Quando ainda não existia, na rede municipal de ensino, o oferecimento de serviços que atendessem aos alunos com necessidades educacionais especiais, o CAIC, por iniciativa da psicóloga Sebastiana de Fátima Nogueira Bernardes,  sugeriu a criação da Sala Recurso com o intuito de atender às crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem.

Com o apoio da diretora geral, Hilda Müller e da diretora da escola, Bárbara Luisa de Almeida Morais, a sala começou a funcionar em agosto de 1998, sendo Íris Aparecida Diniz a primeira professora a atuar nessa modalidade de atendimento. Na época, o CAIC dispunha dos serviços de psicologia e fonoaudiologia que serviram como suporte para o atendimento a esses alunos. As orientações da psicóloga Sebastiana e das fonoaudiólogas que passaram por lá, Cíntia Borges Paranaíba e Karine Costa Alves  serviram de base para o trabalho realizado,  que deveria ser diferenciado das práticas da sala de aula regular, uma vez que esses alunos necessitavam de formas diferenciadas de ensino. Mesmo sendo remanejados os profissionais de psicologia e fonoaudiologia para a área da saúde,  o CAIC continuou oferecendo o atendimento diferenciado a esses alunos através das professoras Ana Luiza Moraes Pineto, Franciele Diniz Freitas, Aparecida Sebastiana Vilela Arantes, Maria Dilva Pereira Machado Souza, Gisele  Ricardo do Nascimento e Maria Aparecida Marques, que em muito auxiliaram os alunos atendidos no seu processo de aquisição do saber.

As salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE são chamadas multifuncionais por apresentarem materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissional com formação diferenciada para o favorecimento da aprendizagem, respeitando as diversidades e as necessidades dos alunos.

A Sala de AEE do CAIC atende, atualmente, alunos do 1° ao 4° ano, no turno matutino, em pequenos grupos de alunos com dificuldades diversas.

Ao longo de seus 15 anos e especialmente com a criação desse espaço de atendimento, o CAIC vem mostrando que a flexibilização do processo pedagógico e o respeito às necessidades do indivíduo são de suma importância para seu pleno desenvolvimento, e a oferta desse serviço confirma a missão da escola de preparar o aluno cidadão para uma vida feliz e participativa.

Patricia Mendes Tomaz
Professora AEE